Uma Boa Ideia para a Sustentabilidade

Em 2011, a Exposição da Feira da Luz deu a conhecer  15 ideias para o desenvolvimento sustentável.  Estas ideias foram apresentados por cidadãos, num concurso  promovido em Janeiro de 2011 pela Câmara Municipal, na sequência da elaboração da  Agenda 21 Local para Montemor-o-Novo. No primeiro painel podia ler-se um breve enquadramento da Agenda 21 Local (o que é, como surge e quais os objectivos), bem como uma listagem das ideias expostas. Adicionalmente, podia visualizar-se um filme, com testemunhos reais, recolhidos numa freguesia de São Cristóvão, sobre “práticas actuais e antigas na gestão dos lixos”. Estes testemunhos foram recolhidos por um grupo de jovens do Centro Juvenil da Autarquia. As “Boas Ideias” concorrentes foram as seguintes:

1. Selo Produtos Locais

2. Um Sonho em Montemor de 2050

3. Um Livro que Represente o Nosso Montemor

4. Estacionamentos para Deficientes em Locais de maior Necessidade

5. Mor – Moeda Local de Montemor-o-Novo

6. A Minha Lista de Compras Montemorenses

7. Escola Viva

8. Plataforma Virtual da Empregabilidade

9. Dar Vida aos Resíduos!

10. Utilização de Recursos para a Sustentabilidade

11. Parque Cultural…Rumo à Sustentabilidade

12. Conhecer a Colmeia, Proteger a Abelha, Promover o Mel

13. “Buga‐Mor” ou “Bike Mor”

14. Banco de Terras

15. A Bolota no Caminho da Sustentabilidade

Participámos no Concurso ” Uma Boa Ideia para a Sustentabilidade” com a seguinte ideia:

“Conhecer a Colmeia, Proteger a Abelha, Promover o Mel”

Trata-se da sugestão de criação de uma pequena  exposição para sensibilização da população/comunidade para a importância das abelhas na conservação da biodiversidade. Esta exposição poderá constar de  painéis informativos com figuras e texto (apresentação da exposição, a abelha, o abelharuco, o mel, o própolis, o pólen, o que podemos fazer para proteger as abelhas) e alguns  materiais e  equipamentos apícolas (colmeia com meia alça e quadros de mel, levanta quadros, raspador, fumigador, fato de apicultor, colector de própolis, colector de pólen, alimentador de abelhas, etc.).

Esperávamos que a disponibilização deste recurso informativo/educativo aos agentes/animadores comunitários permitisse potenciar as suas acções de  educação/formação ambientalista. A exposição poderia estar patente em certames (festas populares, feira anual, festa do mel), nos pavilhões da  MontemorMel, Liga dos Pequenos Agricultores, Juntas de Freguesia e outros interessados e poderá ser colocada em escolas e salas de exposição diversas. Quando solicitado o grupo e/ou outros apicultores poderia dinamizar a exposição com uma aula ou um debate.

Estimámos que a exposição seria utilizada aproximadamente 100 dias por ano e que poderia ser vista por cerca de cinco mil pessoas. Acreditamos que estas pessoas ficarão mais informadas sobe a vida das abelhas e a sua importância para a conservação do planeta Terra.

É vital que todos contribuamos em alguma coisa pelo meio ambiente e a vida das abelhas!

Algumas fotos da nossa “ideia” na exposição da Feira da Luz (Montemor-o-Novo) de 2011:

     

Apesar de a nossa ideia não ter ficado em primeiro lugar, actualmente estamos a preparar a exposição para a podermos disponibilizar para todos os interessados.

Mais informações sobre o concurso ” Boa Ideia para a Sustentabilidade” em: http://www.cmmontemornovo.pt/pt/conteudos/actividade+municipal/Agenda+21.htm

Poderão acompanhar o desenvolvimento da ideia vencedora: “Banco de Terras de Montemor-o-Novo” no blog da rede de cidadania de Montemor-o-Novo.