A importância das abelhas para a biodiversidade

Interacções ecológicas

Todas as abelhas desempenham um papel importante na polinização das plantas, particularmente nas plantas cultivadas. Algumas espécies de abelhas têm um melhor desempenho que outras na polinização. As plantas em que a polinização é facilitada pelas abelhas são designadas plantas meliotróficas.

Na Europa tem-se vindo a assistir à redução da população de abelhas. Um dos sintomas deste fenómeno é o sindroma do desaparecimento das colónias, que tem vindo a acentuar-se no século XXI.

A diminuição da população de abelhas tem múltiplas causas: parasitas, predadores, agricultura intensiva, alterações climáticas…

Os produtos fitosanitários agrícolas, as culturas de OGM e a poluição electromagnética são citados como causas do desaparecimento das abelhas mas a sua implicação neste processo é controversa. Esta  situação inquieta os apicultores mas também os ecologistas e os economistas especializados na importância económica e ecológica das abelhas.

Em fevereiro de 2010, a União Europeia colocou em marcha o programa STEP com o objectivo de identificar as causas e os impactos do declínio da população de abelhas e assegurar a sua sobrevivência.