Abelhas e Pesticidas – Espanha

F.J. Orantes (Laboratório Apinevada) realizou analises à cera de alguns

Apiários e fábricas de cera moldada (2003-2008) e concluiu que os principais contaminantes são o clorfenvinfos (Supona) e o tau-fluvalinato (Apistán, Klartan…), que são os dois acaricidas mais utilizados pelos agricultores espanhóis desde 1985. O clorfenvinfos está presente em 95% das amostras analizadas e o tau-fluvalinato em 93%.

Em 16.6% das ceras contaminadas a concentração de clorfenvinfos ultrapassava as 2.4 microgramas /kg, limite a partir do qual é considerado nocivo para as abelhas (adultas e larvas).

A contaminação da cera é cada vez mais preocupante, não só pelas abelhas, mas também porque pode ser um risco de saúde pública para os consumidores, p.e. com o consumo de mel de favo.

Os resíduos que vão-se acumulando ano após ano, com a reciclagem da cera. Passam dos apicultores às fábricas de cera moldada e destas a outros apicultores que os devolvem às fábricas… e assim se vão acumulando os múltiplos contaminantes e vai aumentando a sua concentração.

Quando os apicultores renovam as ceras das suas colmeias, não reduzem a contaminação pois, as novas placas de cera já vêm contaminadas das fábricas.

Para quebrar esta espiral de contaminação é necessário encontrar formas de “lavar” a cera durante o processo de reciclagem, retirando-lhe os agroqumícos que acumulou ao ser utilizada na colmeia.

(ORANTES-BERMEJO, F. JOSÉ; GÓMEZ PAJUELO, A.; MEGÍAS MEGÍAS, M.; TORRES FERNÁNDEZ-PÍÑAR, C. (2010).”Pesticide residues in beeswax and beebread samples collected from honey bee colonies (Apis mellifera L.) in Spain. Possible implications for bee losses”.Journal of Apicultural Research. 49 (3) pp. 243 – 250)

Sobre meldatilinha

Abelhas que vivem no Alentejo e que têm todo o tempo do mundo para produzir um mel de excelente qualidade
Esta entrada foi publicada em Abelhas e Pesticidas com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s